quarta-feira, 16 de julho de 2014

O LÚDICO E A LÍNGUA:JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA



Oficina Pibid / Letras português

Cátia Silva
Josivânia Lúcio

JUSTIFICATIVA

Por que utilizar jogos pedagógicos no ensino de Língua portuguesa? Para iniciarmos a resposta a essa questão começaremos respondendo outra pergunta que está atrelada ao ensino: como acontece o ensino de Línguas na sala de aula? Diante desta pergunta, Antunes (2009) aponta que a sua apresentação como algo abstrato, alienada a realidade do aluno distancia este da própria língua. Um estudo que não apresenta praticidade se torna superficial e momentâneo. Sobre a aplicação dos jogos pedagógicos Castro (2005), afirma que a aplicação de atividades lúdicas no auxílio à exposição teórica torna o ensino mais prazeroso e promove uma boa aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
·         Apresentar ideias de atividades lúdicas que podem ser utilizadas em sala de aula no ensino da língua portuguesa, porém passíveis de adaptação para outras matérias e conteúdos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Estimular criatividade, autoconfiança e autonomia;
·         Favorecer o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração;
·         Promover os processos de conhecimento através do espírito lúdico;
·         Importante: cada atividade possui seu objetivo específico.
METODOLOGIA
            A metodologia será unir as informações teóricas com a vivência de atividades práticas e discussões. Serão utilizados aqui três atividades diferenciadas: escrita com figuras, bingo e dados.
            A duração de cada atividade varia de acordo com a dinâmica da sala, mas em suma a atividade na prática deve ocupar entre uma e duas aulas. 

JOGOS APRESENTADOS NA OFICINA:

BINGO COM VERBOS
Objetivo: Contextualizar o ensino de verbos.
Variação: podem ser utilizadas frases feitas deixando-se lacunas no lugar do verbo. O aluno irá completar a frase quando o verbo cantado for o adequado.
Regras:
·         Preparar 12 ou mais cartelas de verbos diferentes conjugados no modo Indicativo, conforme a necessidade;
·         Dividir a sala em grupo que seja a quantidade de cartelas. Distribuir as cartelas para os grupos ;
·         Copiar os verbos da cartela no caderno;
·         Como em um bingo, são sorteadas as pedras (verbos flexionados) para o preenchimento de textos-cartelas com lacunas (verbos suprimidos). Deve ser composta uma estrutura lógica com os verbos cantados. Quem preencher primeiro e fizer sentido e houver adequação de tempos, modos e pessoas: BINGO!
·         O grupo que fizer bingo terá de recitar a conjugação do último verbo cantado sem consulta escrevendo-a no quadro (pode ser feito por um aluno do grupo);
·         Para as rodadas seguintes poderão ser trocadas as cartelas entre os grupos;
·         Premiação: Cada rodada vale 20 pontos: 10 pontos para o bingo e 10 para a conjugação.
Modelo da cartela do bingo:
Presente do Indicativo
eu parto
tu partes
ele parte
nós ____________
vós partis
eles partem
Pretérito Imperfeito do Indicativo
eu amava
tu ____________
ele amava
nós amávamos
vós amáveis
eles amavam
Futuro do Presente do Indicativo
eu gostarei
tu gostarás
ele gostará
nós gostaremos
vós gostareis
eles ___________
Futuro do Pretérito do Indicativo
eu ______________
tu poderias
ele poderia
nós poderíamos
vós poderíeis
eles poderiam
Pretérito Perfeito do Indicativo
eu falei
tu falaste
ele ___________
nós falamos
vós falastes
eles falaram
Pretérito Imperfeito do Indicativo
eu comia
tu comias
ele comia
nós comíamos
vós comíeis
eles _____________


ERA UMA VEZ...*
Objetivo: Trabalhar a produção oral.
Variação: Este jogo também pode ser usado para a produção escrita; nesse caso as figuras serão mostradas para a sala inteira. Pode-se além de utilizar as conjunções e tempos verbais valer-se de outros temas para a produção oral ou escrita.
Descrição:
·         Criação de narrativas por meio da visualização de figuras diversas;
·         Utilizando as diversas conjunções e fazendo uso correto dos tempos verbais.
Conhecimento prévio:
·         O professor deverá explicar o uso e os tipos de conjunções e os tempos verbais, contextualizado-os de acordo com a realidade do aluno, proporcionando ao aluno melhor compreensão da língua.
Regras:
·         Grupos de 6 alunos;
·         Um nome para contabilização de pontos;
·         Todos os grupos ficarão em círculo para que todos os componentes participem;
·         Cada aluno a seu tempo irá sortear uma figura e criará uma situação para encaixá-la;
·         Cada participante continuará a narrativa do outro;
·         Cada pedaço da história narrada deverá ser no mínimo de 20 segundos;
·         A pontuação será grupal: 30 pontos por narrativa;
·         A não participação de algum componente fará o grupo perder 30 pontos;
·         Sopras são válidas dentro do grupo;
·         Se outro grupo soprar estará dando 20 pontos dos seus para o grupo auxiliado;
·         O professor começa a narrativa;
·         O professor finaliza quando todos os alunos tiverem participado;
·         Tema/lugar (praia, lanchonete, nave espacial ...), tempo (presente, passado ...) e personagens envolvidos poderão ser escolhidos pelos alunos.

RIMANDO COM DADOS*
Objetivo: Desenvolver a produção textual escrita e  a habilidade com rimas, com base na poesia popular (Cordel).
Variações: pode ser aplicado para produção de outros textos que se utilizam de rima.
Descrição:
·         Produção de texto com rimas: folheto de cordel.
·         O tema da produção fica a critério do professor ou poderá ser adaptado de acordo com a  preferência dos alunos;
·         Aspectos para premiação: cumprimento das regras de produção textual, coerência e criatividade na ilustração do folheto.

Conhecimento prévio:
·         O professor deverá explicar as origens e características da literatura de cordel e disponibilizar aos alunos exemplares de folhetos.

Regras:
      Grupos com 5 componentes;
      Estrofes com 6 versos;
      Rima no segundo, quarto e sexto verso;
      Usar os dados rimados para montar o banco de palavras rimadas que será anotada no quadro;
      Durante a produção devem consultar o banco de palavras;
      Cada aluno escreve 2 estrofes continuando o que o colega escreveu;
      Revisão e reescrita;
      Acabamento: ilustração.
- Importante: por necessitar de revisão e reescrita é bom que se dê mais tempo para a aplicação dessa atividade.

 CONSIDERAÇÕES
            É possível trabalhar a língua por meio de jogos que tenham como objetivo estimular a capacidade de argumentação, principalmente envolvendo o uso da linguagem formal oral e escrita, áreas em que os alunos apresentam maior dificuldade.
            Os jogos apresentados propuseram exatamente trabalhar a linguagem oral e escrita utilizando aspectos normativos, considerando as dúvidas gramaticais dos alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANTUNES, Irandé (1937), Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola editorial, 2009. (Estratégias de ensino; 10)
CASTRO, David Mesquita da. Metodologia do ensino de língua portuguesa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. 252p.
CORDEL. Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Disponível em: <http://www.ablc.com.br/>. Acesso em 7 mai 2014.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008. Processos de produção textual; (50-71)


*Jogos adaptados da apostila de jogos pedagógicos organizada pela professora Sônia M. M. Gazeta.

DADOS RIMADOS



Adaptado.


Adaptado.

2 comentários:

  1. Gostei muito das atividades sugeridas. Espero que continue este excelente trabalho de cooperação com colegas de profissão. Foi de ajuda para mim e sei que continuará ajudando outros. Deus te abençoe!

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  2. maravilha de material, obrigado por compartilhar

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