quinta-feira, 30 de outubro de 2014

IMAGINE O BRASIL SER DIVIDIDO...




Não sou fã de Partido A ou B, Não fui para as ruas, mas não reprovo quem foi. Acredito na reivindicação dos direitos da mesma forma que a obrigação do dever. Sou nordestina e também sou pedaço do sudeste, mas acima de tudo sou brasileira e não troco meu país por outro. Não penso em meu Brasil ser dividido e acredito na premissa bíblica que um reino que se divide não pode subsistir  (MARCOS 3:24). Políticas a parte o que vejo é um povo cheio de ódio, descontando da forma mais ignorante possível a sua raiva. Fica aqui o meu protesto! Falta amor!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

O PRIMEIRO DA CLASSE (FRONT OF THE CLASS) - filme


Parece-nos que a diferença do outro é sempre maior que a nossa, mesmo sendo nós todos diferentes. Nesse clima de pós eleição em que muitos ânimos estão alterados e as palavras estão soltas, atingindo a quem quiser, pensei nesse filme. Trata de intolerância, persistência e aceitação. O cenário é a sala de aula, a vizinhança, a vida. Ser aceito quando o que somos incomoda os demais parece a tarefa mais difícil. Mas  apesar de vivermos em comunidade, a comunidade não deve ser parâmetro para moldar o nosso caráter. nem tão pouco a opinião dos outros o freio para o nosso entusiamo.
Vale muito a pena assistir.



SINOPSE:

Brad é um garoto portador da síndrome de Tourette que o faz ter movimento e sons involuntários. Passou por médicos que nada podiam fazer para ajudá-lo. Na escola, na mesma ignorância, a professora o obriga a dizer diante da sala que não fará mais aqueles barulhos e não atrapalhará a sala. o que ele não consegue cumprir. É humilhado pelos superiores e pelos colegas. Seu pai não suporta seus tiques. A mãe de Brad então faz pesquisas e descobre o que o filho tem e tenta ajudá-lo apesar de poder fazer pouco por isso. Não contarei todo o filme, mas depois de adulto e formado professor, Brad tenta emprego em várias escolas, sendo sempre rejeitado por causa da Tourette, mas uma o aceitou. A sala do segundo ano se torna a realização de Brad. A história tem um final feliz apesar de não haver cura para essa síndrome. Brad é aceito pelo pai, casa-se com um moça que conhece na internet e recebe o prêmio de melhor professor do ano. O filme possui flashbacks e é baseado em fatos reais.

ELENCO:
Brad Cohen

  • James Wolk como Brad Cohen
  • Patricia Helton como Ellen Cohen
  • Treat Williams como Norman Cohen
  • Johnny Pacar como Jeff Cohen

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O SUBSTITUTO (DETACHMENT) - breve resumo

 
Henry Barthes (Adrien Brody) é um professor substituto decidido a não ter vínculo nenhum com ninguém. Ao chegar em uma escola para ficar por um período relativamente mais longo do que está acostumado encontra alunos carentes, indisciplinados, violentos, que não veem motivo para estarem ali e um quadro de funcionários fracassados e desorientados. Como o título original sugere (indiferença), Henry apenas quer cumprir seu papel de estar ali, nada mais, mas aos poucos os eventos mudam sua trajetória. Nesse ponto o professor aparenta adotar uma postura de quem vai mudar a realidade da escola e comunidade falidas. Porém, percebe-se que isso não acontece. A escola fecha e o último dia de aula é marcado por uma tragédia: uma aluna que encontrou apoio em Henry produz uma cena digna da artista que ela era, mas miserável, no pátio da escola. Ele fez algumas mudanças, é bem  verdade, mas no final parece que o redimido foi mais ele que a escola.