KNIGHT, George R. Mitos na educação adventista: um estudo
interpretativo da educação nos escritos de Ellen G. White. São Paulo:
Unaspress, 2007.
Capítulo 16: O mito da classe silenciosa (pág 189-199)
O autor do livro
Mitos da educação adventista, George
R. Knight, faz uma reflexão no capítulo 16 sobre o mito que envolve o
comportamento silencioso dos aluno em sala de aula. Fazendo uma comparação com
uma sala em que há ruídos (A) e uma em que só se houve a voz do professor (B) ele
propõe que a primeira vista podemos pensar que a os alunos da sala B terão
melhor aprendizado que os alunos da sala A. Porém sugere que a avaliação das
salas seja feita não com a presença do professor, mas quando esse sai dela e
deixa seus alunos "por conta" por algum tempo. A avaliação portanto
não pode ser pautada no momento, mas com o tempo. Introduz, o autor, sobre o
que é a disciplina, visto o silêncio estar ligado a ela, intitulando de o melhor caminho. Conceituando
disciplina ele desmistifica a ideia que disciplina tenha o mesmo significado
que a punição. A punição atua quando a disciplina falha. A disciplina é algo
que ajudamos a criança a aprender a fazer por si mesma, autocontrole. É uma
disciplina centrada no desenvolvimento da criança, dando a ela oportunidade de
ser responsável, tomar decisões, observar quais são os resultados e lidar com
as consequências geradas. Deve o professor conduzir o aprendizado, tendo
equilíbrio nas regras - nem em excesso nem em falta. O autor salienta que não
podemos forçar os alunos a tomar decisões se estes não estiverem preparados e
ao mesmo tempo não podemos tomar as decisões por eles se estes forem aptos a
tomá-las. O domínio das regras, segundo Knight, está intrinsecamente ligado a
internalização da disciplina. Essas regras devem se elaboradas com a
participação dos alunos. Uma vez que eles as criem espera-se que as cumpram. O
autor conclui que pais e professores cristãos não devem esquecer o objetivo
redentivo da educação cristã; portanto a disciplina deve ser para salvar em vez
de punir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário