quinta-feira, 26 de junho de 2014

O MITO DA CLASSE SILENCIOSA - Livro Mitos na Educação Adventista

KNIGHT, George R. Mitos na educação adventista: um estudo interpretativo da educação nos escritos de Ellen G. White. São Paulo: Unaspress, 2007.

Capítulo 16: O mito da classe silenciosa (pág 189-199)

 O autor do livro Mitos da educação adventista, George R. Knight, faz uma reflexão no capítulo 16 sobre o mito que envolve o comportamento silencioso dos aluno em sala de aula. Fazendo uma comparação com uma sala em que há ruídos (A) e uma em que só se houve a voz do professor (B) ele propõe que a primeira vista podemos pensar que a os alunos da sala B terão melhor aprendizado que os alunos da sala A. Porém sugere que a avaliação das salas seja feita não com a presença do professor, mas quando esse sai dela e deixa seus alunos "por conta" por algum tempo. A avaliação portanto não pode ser pautada no momento, mas com o tempo. Introduz, o autor, sobre o que é a disciplina, visto o silêncio estar ligado a ela, intitulando de o melhor caminho. Conceituando disciplina ele desmistifica a ideia que disciplina tenha o mesmo significado que a punição. A punição atua quando a disciplina falha. A disciplina é algo que ajudamos a criança a aprender a fazer por si mesma, autocontrole. É uma disciplina centrada no desenvolvimento da criança, dando a ela oportunidade de ser responsável, tomar decisões, observar quais são os resultados e lidar com as consequências geradas. Deve o professor conduzir o aprendizado, tendo equilíbrio nas regras - nem em excesso nem em falta. O autor salienta que não podemos forçar os alunos a tomar decisões se estes não estiverem preparados e ao mesmo tempo não podemos tomar as decisões por eles se estes forem aptos a tomá-las. O domínio das regras, segundo Knight, está intrinsecamente ligado a internalização da disciplina. Essas regras devem se elaboradas com a participação dos alunos. Uma vez que eles as criem espera-se que as cumpram. O autor conclui que pais e professores cristãos não devem esquecer o objetivo redentivo da educação cristã; portanto a disciplina deve ser para salvar em vez de punir.

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